domingo, 27 de julho de 2014

Relíquias de Padre Cícero são atração no Rio de Janeiro

A maior feira fora da região Nordeste, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, abre temporada de homenagens a grandes ícones nordestinos. O primeiro deles o Padre Cícero Romão Batista. Neste mês, a nação sertaneja celebra 80 anos de sua morte. Em março, foram comemorados 170 anos de nascimento.

A tradicional Feira de São Cristovão completa 69 anos no mês de setembro e tornou-se um dos principais redutos dos nordestinos no Sudeste, além de centro propagador da cultura regional.

Além do Padre Cícero, recebe homenagem o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, pelos 25 anos de morte do artista, lembrados no dia 2 de agosto. Relíquias do Padre Cícero estão em exposição e a mostra abre a temporada de homenagens. A exposição é realizada no Museu Luiz Gonzaga, dentro do Pavilhão da Feira, aberta desde o dia 19 de julho.

A exposição reúne relíquias, roupas e documentos, objetos de uso pessoal, livros, discos, filmes e músicas sobre Padre Cícero, além de músicas de Luíz Gonzaga, o ´Rei do Baião´.

Multimídia

Trata-se de uma montagem multimídia. Toda a tradição cultural que envolve Juazeiro do Norte de Padre Cícero, no Cariri Cearense e a de Exú, cidade pernambucana, também no Cariri, onde nasceu Luiz Gonzaga, bem como as tradições serão retratadas e apresentadas ao público.

A Exposição realizada pelo Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas e Serviço Social do Comércio (Sesc) apresenta uma concepção museográfica com a participação de museólogos e técnicos que fizeram a seleção de peças e documentos e ainda toda montagem das estações.

O jornalista Marcelo Fraga, que esteve percorrendo vários Estados do Brasil com a ´Caravana do meu Padim´ e, agora, atua na divulgação da feira, o Padre Cícero Romão Batista é referência não só em todo o Nordeste brasileiro como em território nacional. Foi uma dos primeiros ecologistas do País, lutou contra as desigualdades e ajudou a catequizar o sertão inserindo, além de orientações religiosas, noções sobre saúde, cidadania, e ainda investiu na alfabetização e educação dos nordestinos.

Cícero Romão se ordenou Padre em Fortaleza no Seminário da Prainha. De volta a região do Cariri, foi nomeado capelão da Fazenda Tabuleiro Grande, povoado que deu origem ao Município de Juazeiro do Norte, que posteriormente foi fundado por ele. Padre Cícero foi o primeiro Prefeito de Juazeiro e chegou a ser vice-governador do Ceará.


Milagre

A ele foi atribuído o ´Milagre da Hóstia´ que se transformava em sangue na boca da Beata Maria de Araújo. Centenas de outros milagres assim também teriam acontecido em seguida. Estes fatos e milagres não foram comprovados pela Igreja da época.

Padre Cícero foi afastado das funções sacerdotais, sendo impedido de celebrar missas, batizados e casamentos. Antes de ser afastado da Igreja, já tinha doado todos os seus bens à Congregação Salesiana, que levou de Portugal a Juazeiro, para educar o povo nordestino.

Segundo depoimentos de pessoas que conviveram com ele até a morte, Padre Cícero morreu cego, surdo e pobre.

Atualmente, mais de 2 milhões de romeiros visitam Juazeiro do Norte todos os anos. Os pontos de visitação são o túmulo onde está enterrado o corpo do sacerdote, o casarão onde ele morou na Rua São José e a estátua que fica na Colina do Horto, a segunda maior do Brasil, depois do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Shows na feira

Todos os finais de semana do mês de agosto serão apresentados ao público, aos alunos e discípulos de ´Gonzagão´ shows com os grandes nomes da nossa música, que, com a sanfona eternizam o ritmo que contagia e é sucesso no Brasil e no Mundo.

No total, serão 12 grandes shows com sanfoneiros e bandas musicais nordestinas, que se apresentarão nos palcos Jackson do Pandeiro e João do Vale, nos finais de semana, já que a feira é ponto tradicional de encontro e referência no entretenimento da capital carioca.

Durante a Feira de São Cristóvão, visitantes tem a oportunidade de contemplar trabalhos de artistas da região do Cariri, conhecendo ainda mais um pouco do Ceará. São os santeiros do Padre Cícero, que continuam desenvolvendo um dos legados incentivados pelo sacerdote.

ENQUETE

Qual o significado para a feira?

"Padre Cícero representa a origem dos nordestinos e, para a Feira de São Cristóvão, é uma alegria ter essa exposição em homenagem aos 80 anos de sua passagem. Eu já alcancei muitas graças com ele"
Jerlany Versia
Empresária da Paraíba

"Ele é um símbolo de religiosidade que está muito presente em meu município. Calculo que cerca de 20% da população seja de nordestinos, e isso tem uma grande importância para todos nós"
Leandro Rodrigues
Secretário do Idoso do Município de Magé (RJ)

Mais informações:

Feira de São Cristóvão
Campo de São Cristóvão
São Cristóvão,
Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2580-5335

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário