quinta-feira, 19 de março de 2015

Ciro Gomes abandona 17 carros da Saúde na região do Cariri


Notícia publicada dia 19/03/2015





O Governo do Estado entregou, em dezembro de 2014, 17 micro-ônibus equipados para atender pacientes de 19 municípios do Cariri, através do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Os veículos têm capacidade para 26 passageiros e custaram aos cofres públicos pouco mais de R$ 3,8 milhões, financiados junto ao Banco Mundial.

A entrega, realizada no pátio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Juazeiro do Norte (Samu), foi feita pelo então secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes, com a presença do atual governador Camilo Santana (PT), além de autoridades e prefeitos da região. Segundo o então secretário, os veículos atenderiam a pacientes em tratamento nas regionais de saúde de Juazeiro, Barbalha e Crato, especialmente nos consórcios de saúde como policlínicas.

O problema é que, desde então, os veículos estão no pátio do Samu de Juazeiro, sem qualquer utilidade. O caso teve destaque na sessão da Câmara de Juazeiro, no último dia 12. O vereador Tarso Magno (PR) requereu envio de ofício à Secretaria de Saúde do Estado e ao Gabinete do Governador pedindo explicações. À Assembleia Legislativa e ao Ministério Público do Estado (MPCE), o vereador formalizou denúncia sobre a situação de quase abandono dos veículos.

A entrega dos carros representou, ainda, a implantação do “Sistema Estadual de Pacientes Eletivos (STPE)”, que nunca entrou em funcionamento. Segundo o então secretário de Saúde, Ciro Gomes, o novo sistema entraria em operação em 30 de dezembro de 2014.

De acordo com o vereador Tarso Magno, cerca de 720 mil habitantes estão sem o serviço e nenhuma explicação foi passada a esses potenciais usuários. De acordo com a previsão dos serviços feita durante a entrega, seriam beneficiados os municípios de Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Várzea Alegre, Barbalha, Caririaçu, Granjeiro, Jardim, Juazeiro do Norte e Missão Velha. Os veículos são adaptados para cadeirantes.

Em seu requerimento, Tarso destaca a necessidade de efetivação imediata do sistema prometido e, na denúncia, pediu que se apure as responsabilidades pelo estado de quase abandono em que se encontram os veículos.

Em nota enviada à redação do Jornal do Cariri, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará informa que está concluindo a assinatura dos convênios com os municípios para efetivar a distribuição dos ônibus. Contudo, não foi informado o prazo para o funcionamento efetivo dos transportes.

Veículos que custaram R$ 3,8 milhões estão estacionados
no pátio do Samu de Juazeiro, desde o último mês
de dezembro. (Foto: Serena Morais)

Fonte: Jornal do Cariri

0 comentários:

Postar um comentário