O deputado estadual e ex-secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, Nelson Martins, participou da edição desta sexta-feira, 08, do Jornal Alerta Geral onde fez um balanço de sua passagem pela secretaria.
![]() |
imagem da internet |
Fonte: Ceará agora
Um dos principais assuntos na pauta da entrevista concedida aos jornalistas Luzenor de Oliveira e Beto Almeida foi a construção de cisternas a partir de parceria entre a SDA e o Ministério do Desenvolvimento Social. De acordo com o ex-secretário, a secretaria não é a única responsável pela construção das mesmas. Há por exemplo cisternas sendo feitas pelo Banco do Nordeste, Fundação Banco do Brasil e outras feitas por ONGs em parceria direta com o Ministério. “Nós fizemos em 2011 por volta de 25 mil, em 2012 foram 18 mil e em 2013 chegamos próximo a 30 mil cisternas, entre placas e sistemas de polietileno. Antes disso tínhamos feito umas 14 mil. No caso da SDA, já temos perto de 70 mil. No Ceará, ao todo, já temos 170 mil e existem recursos do Estado e do Governo Federal garantidos para chegar a 300 mil cisternas. Este recurso está garantido para no próximo ano universalizar esse projeto.
Ainda segundo o deputado estadual, em 2012 o Ceará bateu todos os recordes de produção agrícola. “Nos anos seguintes foram difíceis por conta da seca. Mas temos um programa muito grande de cisternas, dois grandes programas de abastecimento de água que é o São José e avançamos muito com o programa Água para Todos, onde são hoje 319 projetos de abastecimento de água em execução, já inauguramos cerca de 150 e tem mais cerca de 500 em licitação e mais outros 500 para serem encaminhados para licitação”.
Confira a entrevista completa no player abaixo: