Os usuários de transporte coletivo de Juazeiro do Norte, Crato e
Barbalha poderão ficar sem ônibus a partir da próxima quarta-feira (28). O
motivo é a insatisfação dos motoristas, cobradores e fiscais de linhas com o
reajuste concedido pelas empresas de ônibus nas três cidades.Neste domingo aconteceu uma assembleia onde motoristas, cobradores e fiscais das empresas Lobo, São Francisco, Transfreire, Malvinas e Bela Vista deliberaram sobre questões salariais e de benéficos para as categorias.
De acordo com o presidente do sindicato dos motoristas (SINTRUS), Geraldo Lucena, as categorias reivindicam reajuste de 11,5% no salário base além de acréscimo de R$1,00 (um real) no vale refeição. Enquanto as empresas oferecem 7,0% de reajuste no salário e R$ 0,50 (Cinquenta centavos) no vale refeição.
“A proposta é irrisória. O que a entidade patronal oferece não cobre nem os índices de inflação do país” disse Geraldo. Ainda de acordo com a fala do presidente do Sindicato, a insatisfação é geral entre os trabalhadores. “Não dá pra negociar dessa maneira. Não quero adiantar resultado, mas a sensação é que a categoria vai decretar a greve.” Concluiu.
Caso a greve seja decretada, os servidores devem cumprir as 72 horas que determina a lei de greve, informou o Geraldo Lucena. No entanto, na ultima greve 100% dos trabalhadores cruzaram os brações e ele disse não ter como impedir caso os trabalhadores decidam repetir a ação.
Fonte: Miséria
