De acordo com Geraldo Mendes Lucena, diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Estado do Ceará fala sobre a problemática. “Eu me reuni com motoristas e cobradores das empresas Lobo e São Francisco e pudemos diagnosticar vários problemas: salários atrasados, excesso de carga horária, pagamento de férias com vale transporte, descumprimento de acordo coletivo, sucateamento dos ônibus. Para completar a situação, se uma peça quebra, a empresa quer que o funcionário pague com o seu salário. É muito complicado trabalhar desse jeito”, diz Geraldo.
Se os profissionais reclamam das condições de trabalho, a população fala do serviço que é prestado. “Quase todo dia tem ônibus quebrado. Muita gente reclama que vai chegar atrasada ao trabalho. Eu já perdi prova porque o ônibus que eu estava ficou no ‘prego’”, desabafa a estudante Karina Matos.
O prefeito de Juazeiro informou que se reunirá nesta terça-feira (15), com o empresário responsável pelas empresas Lobo e Viação São Francisco, a fim de ouvir as reclamações e tentar resolver os problemas. A secretaria de Infraestrutura do Município disse que a operação tapa buracos continua na cidade.
O diretor do sindicato confirmou que, nesta sexta-feira (18), estará em Juazeiro para saber se os problemas foram resolvidos. Caso contrário, o movimento irá realizar uma paralisação. Nós procuramos ouvir representantes das empresas citadas na matéria, mas nenhum dos números disponibilizados pelas empresas foi atendido.
Fonte: Jornal do Cariri
