sexta-feira, 2 de março de 2018

CeArt ministra curso de artesanato em crochê e gestão na comunidade da Vila Padre Cícero

A Associação dos Artesãos de Potengi  em articulação com o Centro de Artesanato do Ceará  (Ceart), vem realizando, na comunidade da Vila Padre Cícero, município de Potengi, cursos para artesãs  e iniciantes residentes no município. No primeiro momento, ocorreu uma visita dos técnicos da Ceart, objetivando fazer um diagnostico do Artesanato, em Potengi, e providenciar a confecção da carteira de artesã.

O Centro de artesanato do estado do Ceará está capacitando artesãs em crochê e gestão. As aulas iniciaram no último dia 19 e seguem até dia 28 de Fevereiro. Ao fim do curso de crochê, os participantes iniciam aulas sobre gestão do negócio e no final receberão certificado.

A mestre em artesanato, Vera,  e a designer, Mariane, da Ceart, ministram o curso para 30 participantes da 13:00hs as 17:00hs, na comunidade da Vila Padre Cícero.

Em destaque ao centro, a mestre em artesanato, Vera.

A técnica da Ceart Cariri, Ivone Moraes, fala da importância do curso. " Os cursos que realizamos em parceria com as associações de artesãos são muito proveitosos. Esses cursos são importantes, pois podemos emitir a carteira de artesão para os participantes e já sendo  uma profissão reconhecida por lei, possibilita aos mesmos  se organizarem melhor e requerer direitos," ressaltou.
O curso de crochê está reunindo participantes que já atuam com o artesanato e outras que ainda não conhecem a técnica manual. "A idéia é que, os que já trabalham com isso possam se renovar e aperfeiçoar o trabalho, enquanto as outras poderão aprender o novo ofício. O objetivo é organizar todos os artesãos do município na Associação e na  CeArt permitindo  que, no futuro, as peças produzidas pelos artesãos possam ser comercializadas nas lojas da Central.”, destacou o coordenador  da Associação dos Artesãos de Potengi, Edson Veriato.
Nesta quarta feira(21) a Mestre e artesã, dona Zefinha, que hoje é uma referencia no município em artesanato de renda em birro, visitou os participantes do curso.
A CeArt Cariri através da técnica Ivone Moraes, agradeceu o apoio da  comunidade, Dona Maria de Fátima que cedeu o salão para realização do curso, Cidália e Roberto no apoio com o translado  dos técnicos que ministram o curso!
Atualmente, a jovem Rejane, preside a associação dos artesãos!
Técnicos da Ceart fazem entrega de carteira de artesã a  jovem, Marcilia.

Técnicos da Ceart entregam carteira de artesã a  jovem, Neila.









Da redação!
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor nos avise através do Whatsapp (88) 992677434. Duvidas, criticas ou sugestões também podem ser enviadas em nosso contato WhatsApp!

0 comentários:

Postar um comentário