terça-feira, 7 de outubro de 2014

OAB do Ceará acionará a Justiça contra postagens preconceituosas aos nordestinos após eleição

Onda de preconceitos em virtude da superioridade de Dilma Rousseff no Nordeste está sendo reunida em um perfil no Tumblr, com o intuito de criticar a prática


Tumblr é criado para reunir postagens preconceituosas contra nordestinos (FOTO: Reprodução)
Tumblr é criado para reunir postagens preconceituosas contra nordestinos (FOTO: Reprodução)
A Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-CE) vai entrar com ação contra internautas que postaram mensagens preconceituosas contra nordestinos após o resultado do 1º turno da eleição de 2014, no último domingo (5). A onda de preconceito está sendo reunida em um perfil no Tumblr chamado de “essesnordestinos”, com o intuito de criticar a prática.
Segundo o Ministério Público Federal no Ceará (MPF), cidadãos comuns já denunciaram as mensagens de pessoas contra nordestinos após a eleição, inclusive o Tumblr. As denúncias serão reunidas e analisadas por dois procuradores para, então, serem encaminhadas para o procurador que investigará a ação e dará o posicionamento final.
Professor de Ciências Políticas, Francisco Moreira explica que o conteúdo com teor preconceituoso é destrutivo, e aponta uma falta de educação e de informação. Além disso, salientou que há uma visão retrógrada de que o Nordeste dependeria dos estados do sul do país.
“É muito difícil dizer que isso é preconceito do Sudeste como um todo. Na verdade, o preconceito é de alguns indivíduos mal informados que desconhecem o próprio Nordeste. Muitos nunca vieram conhecer a realidade nordestina. Então, isso é fruto da má formação e orientação de pessoas que deveriam estudar mais”, opina.
Essa questão afeta o verdadeiro debate político, que almejaria a melhora do país como um todo. Dessa forma, o assunto que deveria ser debatido é tomado por preconceitos, esquecendo-se do que realmente é necessário. “Isso causa um desconhecimento da riqueza e da grandeza deste país”.
Melissa foi alvo de ataques por causa de sua origem e seu sotaque (FOTO: Reprodução Instragram)
Melissa foi alvo de ataques por causa de sua origem e seu sotaque (FOTO: Reprodução Instragram)
Caso Miss Brasil
Recentemente, mais um caso de preconceito em redes sociais foi denunciado pela OAB-CE. Dessa vez, envolveu a Miss Brasil Melissa Gurgel, que nasceu no Ceará. Os comentários eram referentes à origem e ao sotaque. O caso foi parar no MPF, e está sob investigação de responsabilidade do promotor Edimac Trigueiro.
Sobre os comentários negativos, Melissa desabafou em seu Instagram. “Resolvi usar este espaço para me posicionar sobre esse assunto tão triste que é o preconceito, seja do que for: religião, cor, estado de origem, orientação sexual… Enfim. O Brasil é um país com tanta diversidade de povos e culturas. Cada região tem a sua peculiaridade, seja no clima, na cultura ou no sotaque. E nós precisamos saber conviver com todas elas, admirá-las e respeitá-las. Só assim seremos reconhecidos lá fora como uma nação unida que preza pelos seus”.
Fonte:Tribuna do Ceará

0 comentários:

Postar um comentário