sexta-feira, 2 de março de 2018

Confira agora a programação dos 109 anos do Patativa


Em Assaré, de 3 a 5 de março, acontecerá o XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura, evento que homenageia o poeta popular - Com início neste sábado, 3/3, às 7h, na Serra de Santana, o XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura, evento que homenageia os 109 anos do Poeta Patativa do Assaré, busca a valorização da história de Patativa, bem como dar sustentabilidade ao memorial, aos espaços que detêm sua trajetória de vida dentro do município de Assaré além de destacar a literatura criada a partir de seus poemas, sua relação com o campo e as lutas de classe apresentadas. 

O evento é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), pela Prefeitura de Assaré, através da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, pelo Sistema Social do Comércio (Sesc),e conta com o apoio da Fundação Memorial Patativa do Assaré e da Casa Grande Patrimônio da Chapada do Araripe.

Surgido em 2004, em Assaré, município do Crato, Ceará, o Patativa do Assaré em Arte e Cultura foi uma aspiração dos jovens daquela localidade, que acompanharam a trajetória do Poeta e criaram um Memorial em sua homenagem. Em 2018, o evento chega a sua 14ª Edição trazendo Contações de Histórias, Cortejo da Tradição, Abertura da Exposição "Casa de Gino", Feira de Artesanato e Gastronomia, Exibição do Filme Patativa do Assaré, de Rosemberg Cariry, além do Encontro de Sanfoneiros de Assaré, do Seminário sobre Patrimônio e Memória, de Mesas Redondas sobre a Vida e Obra de Patativa do Assaré, Lançamento de Cordéis, Festival de Violas e Violeiros e muito mais.

Homenagem ao Patativa do Assaré
Em 5 de março, Patativa do Assaré completaria 109 anos de vida. Foi um dos maiores poetas populares do Brasil, além de compositor, cantor e repentista, trazendo uma linguagem simples, porém poética, que retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão. Destacou-se em nível nacional com a música "Triste Partida", no ano de 1964, uma toada de retirantes, gravada por Luiz Gonzaga, o rei do baião. Patativa, ainda em vida, teve alguns de seus livros, traduzidos para vários idiomas, sendo tema de estudos na Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal.

Seminário Patativa do Assaré: Patrimônio, Memória e Turismo Cultural
A atividade busca dar visibilidade no sentido reconhecimento e valorização e difusão de um dos principais poetas do Brasil. O Seminário vai discutir a vida e a obra de Patativa, sua trajetória de vida e relação com a literatura, sua relação com o campo, as lutas de classe, bem como irá debater os espaços de memória em Assaré, em relação ao patrimônio cultural com foco no Patativa do Assaré, a Casa, o Memorial, a Casa do Sítio, o que são os espaços e também outros locais que podem trabalhar e preservar a memória do poeta pelo Brasil, e que permeiam a literatura como patrimônio cultural brasileiro.

Entre as mesas destacamos a Relação e Sustentabilidade do Turismo Cultural e Comunitário, buscando a preservação e a sustentabilidade. "Uma das premissas desta ação é como é que valorizamos a história do Patativa e como damos sustentabilidade ao memorial, aos espaços que detêm sua trajetória de vida dentro do município" ressalta Alênio Alencar, Coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult.
Texto: Secult - Ceará

Programação do XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura SÁBADO
DIA 03/03/18
MANHÃ
7h – Abertura do XIV Patativa do Assaré em Arte Cultura com o Projeto Expoarte - Escola Antonio Ângelo Da Silva e Escola Patativa do Assaré - Serra de Santana
8h – SEDE Esc. Maria Isabel: Projeto Inspiração Nordestina e Contação de Histórias - Participação do SESC Crato e Agentes de Leitura (Secult/CE)
TARDE
14h – SEDE Esc. Maria Isabel: Projeto Inspiração Nordestina e Contação de Histórias - Participação do SESC Crato e Agentes de Leitura (Secult/CE).
15h – SEDE Esc. Batistina Braga: Projeto Aqui Tem Coisa
16h – SEDE Saída da Esc. Batistina Braga - Cortejo da Tradição - Ruas da Cidade
18h – Abertura da Exposição “Casa Gino” (SESC Juazeiro) - Memorial Patativa do Assaré
18h –  Feira de Artesanato e Gastronomia
NOITE
19h – Exibição do Filme Patativa do Assaré – Ave Poesia de Rosemberg Cariry – Auditório Memorial do Patativa do Assaré

20h – Encontro de Sanfoneiros de Assaré e Show Gildário e Banda - Palco Patativa do Assaré.

DOMINGO DIA 04/03/18
MANHÃ
8h – Copa Patativa do Assaré de Futebol de Campo. Local: AABB
9h – Seminário Patativa do Assaré: Patrimônio e Memória. Mesa Redonda “Vida e Obra do Patativa do Assaré”, Geraldo Gonçalves (Poeta - Assaré), Professor Luizão (Assaré).  Auditório Memorial Patativa do Assaré
10h30 - Mesa Política Cultural intersetorial. Francisco Vagner Pereira Gois - Secretário de Cultura de Assaré e Fabiano Piúba - Secretário da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE)

TARDE
13h – Seminário Patativa do Assaré: Patrimônio, Memória e Turismo Cultural - Auditório Memorial Patativa do Assaré.
Mesa Redonda: Alênio Carlos (Coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da SECULT/CE) - formas de preservação do patrimônio cultural; Jesus Leite (Jornalista - Assaré), Daniel Gonçalves da Silva - Memorial Patativa, Junior Santos - Agência de Turismo Comunitário Fundação Casa Grande.
15h – Lançamento de Cordéis - Auditório Memorial Patativa do Assaré.
NOITE
18h – Festival de Violas com violeiros de Assaré - Participação Pedro Bandeira - Auditório Memorial Patativa do Assaré.
18h –  Feira de Artesanato e Gastronomia.
21h –  Trio Ranier Oliveira, Rafael Belo Xote  e Elidon Silva. Palco Patativa do Assaré

SEGUNDA-FEIRA DIA 05/03/18
MANHÃ
5h - Salva de Fogos na Praça da Matriz.
6h - Encontro de Bandas e Fanfarras com Cortejo - Início no Memorial Patativa do Assaré, passando pelas principais ruas da cidade e finalizando no Centro Social.
8h - Projeto Café Literário na Escola Estadual Raimundo Moacir Alencar Mota
TARDE
14h - Lançamento do Livro do Poeta Cicero Batista e Homenagem aos Mestres da Cultura do Assaré - Auditório do Memorial Patativa Do Assaré.
17h – Missa em ação de graças pelo aniversário de 109 anos do Poeta Patativa do Assaré – Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.
NOITE
18h –  Feira de Artesanato e Gastronomia.
18h30 - Apresentação pelo Governador Camilo Santana, ações e projetos do Governo do Estado do Ceará em Assaré
21h30 - Tributo à Patativa do Assaré - Palco Patativa do Assaré*
*(programação sujeita a alteração)
Show de Encerramento com Waldonys
Show de Encerramento com Caninana do Forró

0 comentários:

Postar um comentário